Falando sobre saúde
Aqui quero falar sobre saúde, dando dicas, falando sobre certos assuntos específicos e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Eu trabalhei muito tempo na área administrativa de hospital, total de 9 anos, além de muitos cursos que fiz nesta área. Então tenho bastante conhecimento nos processos administrativos do SUS e também das operadoras de Convênios Médicos.
Por isso acho que posso contribuir um pouco com esse assunto tão polêmico.
As pessoas no Brasil no geral acham o SUS ruim, mas podem acreditar, existem países muito piores, que nem ao menos tem assistência médica gratuita. Um exemplo deles é o Egito.
Vivi durante 1 ano no Egito e posso dizer que por lá a saúde é precária, se você não tem dinheiro para pagar o médico, você morre.
No geral as pessoas vão para a farmácia para se medicar e existem um respeito muito grande pelos farmacêuticos, sendo considerados como se fossem médicos.
Na Espanha onde também vivi por 1 ano. É bem melhor a questão da saúde comparado ao Brasil. Mas por exemplo eles não te dão a medicação, você recebe um desconto que varia de pessoa para pessoa, dependendo da enfermidade que ela tenha. Eu por exemplo tenho desconto e pago 40% sobre o valor da medicação. Minha irmã que é diabética e tem nacionalidade espanhola paga centavos na medicação dela, mas paga.
O Sistema Único de Saúde-SUS, te oferece toda assistência, o atendimento, os exames, a medicação e a remoção nos casos em que a pessoa necessite de ambulância. Muitas vezes pode demorar, mas é seu direito constitucional a obter esses benefícios.
No decorrer das postagens vou explicar cada processo. Pois penso o que falta no Brasil é conhecimento para o povo de como funciona esses processos, até mesmo para que se possa reivindicar esse direito que todos nós brasileiros temos. Já que a política no Brasil não funciona, esse é o mal. O desvio de verbas também da área da saúde faz com que os municípios não de conta da demanda.
Na realidade o SUS é um ótimo sistema, quem conhece fica realmente entusiasmado com ele, mas o que falta é uma boa administração.
O problema não está no Sistema Único de Saúde-SUS e sim na má administração dos recursos e na falta de competência dos profissionais.
0 comentários :
Postar um comentário